Notícias


Sanidade animal brasileira: MAPA celebra 30 anos do PNSA e 20 anos do PNSS

Em 2024, o Brasil comemora 30 anos do PNSA (Programa de Sanidade Avícola) e 20 anos do PNSS (Programa Nacional de Sanidade Suídea). Estes programas foram instituídos pelo  Departamento de Saúde Animal da Secretaria de Defesa  Agropecuária do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e são os principais  responsáveis pelo sucesso da sanidade de aves e suínos em nosso país, fazendo com que nos tornássemos o maior exportador  mundial de carne de aves e o quarto exportador de carne suína. 

A execução dos programas nos estados é feita pelo Serviço Veterinário Estadual (Agências de Defesa Agropecuária e pelas Secretarias da Agricultura, onde não existem Agências).

Diretrizes do PNSA 

O Programa de Sanidade Avícola foi instituído pela Portaria Nº 193, de 19 de setembro de 1994, e tem por objetivo prevenir e controlar as enfermidades de interesse em avicultura e saúde pública, definir ações que possibilitem a certificação sanitária do plantel avícola nacional e favorecer a elaboração de produtos avícolas saudáveis para o mercado interno e externo.

Quatro enfermidades são objetos do programa:

  • Influenza Aviária (sem ocorrência em plantéis comerciais no Brasil);
  • Doença de Newcastle;
  • Salmoneloses causadas por Salmonella Gallinarum, S. Enteritidis, S. Typhimurium e salmonelas monofásicas; 
  • Micoplamoses causadas por Mycoplama gallisepticum,M. synoviae e M. melleagridis (em perus).

Diretrizes do PNSS 

O Programa Nacional de Sanidade Suídea foi instituído pela Instrução Normativa Nº 47, de 18 de junho de 2004, e tem por objetivo fazer o controle sanitário oficial a ser realizado nos estabelecimentos de criação de suídeos que desenvolvam atividades relacionadas à produção, reprodução, comercialização, distribuição de suídeos e material de multiplicação de origem suídea, bem como impedir a introdução de doenças exóticas e controlar ou erradicar aquelas já existentes no Brasil. 

Fonte: Canal Rural