Notícias
Malásia recebe primeira remessa de carne suína gaúcha
23/01/2026

O Rio Grande do Sul celebra um momento histórico para a economia e para o setor de proteína animal com a abertura de mais um mercado para a carne suína gaúcha. Em dezembro a Alibem, de Santa Rosa, enviou o primeiro contêiner para o país asiático.
A abertura deste mercado foi diretamente impulsionada pela evolução do status sanitário do estado. Graças aos esforços conjuntos entre o setor produtivo e o Serviço Veterinário Oficial, o Rio Grande do Sul obteve o reconhecimento de zona livre de febre aftosa sem vacinação, status obtido também nacionalmente em 2025.
Em agosto, a missão do Ministério da Agricultura da Malásia esteve no Brasil e visitou diversas plantas. As exigências do país asiático eram grandes e as informações precisavam trazer com transparência todos os processos realizados com ítens como número de produtores e capacidade produtiva, legislação, mão de obra, programa de controle de doenças, controle de resíduos, e sistema de inspeção Halal (no caso de aves).
A abertura do mercado da Malásia aconteceu ainda em 2024, ano em que os negócios entre os países superaram U$ 487 milhões, sendo U$ 346 milhões em exportações brasileiras. Mesmo com o acordo de certificação sanitária tendo sido realizado ainda em 2024, as primeiras plantas autorizadas a exportar foram anunciadas em outubro do ano passado. Em dezembro, a gaúcha Alibem embarcou a primeira carga.
A abertura marca um avanço estratégico do atendimento da demanda malaia para o setor de proteínas, que ainda não alcançou autossuficiência.
Texto: Thais D'Avila
Foto: divulgação Alibem



