Notícias
Hungria registra caso de febre aftosa depois de mais de meio século
O vírus da febre aftosa foi confirmado em uma fazenda de gado na região húngara de Kisbajcs, área próxima da fronteira com a Eslováquia. O foco ocorre menos de dois meses depois que o vírus foi encontrado em búfalos, na Alemanha. O caso foi confirmado na manhã de sexta-feira pela Autoridade Nacional de Segurança da Cadeia Alimentar da Hungria (Nébih) e é o primeiro no país em mais de 50 anos.
Uma fazenda com 1.400 bovinos apresentou sintomas clássicos de febre aftosa no início de março, antes que a presença do patógeno fosse confirmada pelo laboratório de Nébih. O veterinário-chefe nacional, Szabolcs Pásztor, ordenou imediatamente o fechamento da fazenda e iniciou uma investigação epidemiológica para tentar estabelecer como o vírus chegou à fazenda.
Conforme a autoridade, medidas oficiais extremamente rígidas estão sendo implementadas, incluindo a proibição do transporte de espécies de animais vivos suscetíveis e seus produtos. Ele disse que "a erradicação da população e a investigação da fonte da infecção estão em andamento". "O mais importante é que todos os proprietários de espécies suscetíveis prestem atenção especial ao cumprimento dos regulamentos de controle de doenças e às rígidas medidas oficiais impostas, e relatem imediatamente qualquer doença em seus animais ao veterinário", acrescentou o laboratório.
Texto: Thais D'Avila
Fontes:
pig-world.co.uk
portal.nebih.gov.hu/