Notícias


Bem-estar suíno em foco: Canadá lança manual abrangente e investe em pesquisa

O Prairie Swine Centre, localizado em Saskatchewan, Canadá, lançou um manual de “Qualidade de Vida” para produtores, com dicas valiosas para aprimorar o bem-estar animal na suinocultura. O guia, intitulado “O uso do enriquecimento ambiental”, oferece uma análise detalhada de opções para enriquecer os recintos de porcos.

Com o apoio de diversas organizações de carne suína, como SaskPork, Alberta Pork, Manitoba Pork e Ontario Pork, além do governo de Saskatchewan e da Universidade de Saskatchewan, o manual apresenta sugestões práticas e acessíveis para promover a interação humana positiva, socializar leitões antes do desmame, aumentar o espaço disponível e implementar diferentes tipos de enriquecimento ambiental.

Enriquecendo o ambiente dos suínos

O manual aborda as diversas formas de enriquecimento, incluindo:

  • Físico: Alterações nos recintos ou adição de objetos, substratos ou estruturas permanentes.
  • Social: Interação indireta (olfativa, visual, auditiva) ou contato direto com outros porcos ou humanos.
  • Nutricional: Novos tipos de alimentos ou diferentes métodos de distribuição.
  • Ocupacional: Desafios ou dispositivos que estimulem o exercício e o enriquecimento psicológico.
  • Sensorial: Música, cheiros, estímulos visuais, táteis e gustativos.

O manual sugere o uso de materiais encontrados na propriedade, como madeira não tratada, correntes, caixas de papelão, corda e estopa, e destaca que os enriquecimentos suspensos são ideais para sistemas de piso ripado, pois permanecem limpos por mais tempo.

Investimento em pesquisa e bem-estar suíno

A Universidade de Saskatchewan renovou o cargo de Presidente de Pesquisa em Bem-Estar Suíno até 2030, com a Dra. Yolande Seddon liderando a equipe. A posição, apoiada por 14 parceiros da indústria, incluindo a Swine Innovation Porc, demonstra o compromisso do Canadá com o avanço do bem-estar suíno.

A Ontario Pork também anunciou uma chamada para projetos de pesquisa que visam aprimorar as práticas da indústria suína e avaliar as emissões de gases de efeito estufa dos estábulos de suínos. Os projetos serão realizados no Ontario Swine Research Centre, uma instalação de ponta inaugurada em 2023.

Fonte: Pig Progress