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ABPA comemora abertura do México para a carne suína do Brasil

Autorização representa mais uma importante conquista para o comércio da proteína animal brasileira

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) comemorou o anúncio feito hoje pelo ministro Marcos Montes, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, sobre a abertura do mercado mexicano para a carne suína do Brasil.

A publicação da autorização foi feita hoje pelo SENASICA — órgão equivalente ao Ministério da Agricultura brasileiro, responsável pelo controle da produção, importação e exportação de alimentos no México.

As habilitações são de plantas frigoríficas de Santa Catarina que, à época da solicitação de acesso às autoridades mexicanas, era a única região do Brasil reconhecida pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como livre de aftosa sem vacinação.

A abertura, na visão do presidente da ABPA, Ricardo Santin, representa uma das mais importantes conquistas para a cadeia exportadora de proteína animal do Brasil.

“O México é, historicamente, um dos três principais destinos das exportações globais de carne suína, com volumes próximos a 1 milhão de toneladas. Falamos de aproximadamente 10% do trade global. A abertura deste mercado é parte das medidas tomadas pelo governo mexicano para o controle inflacionário e das ações do MAPA e do Ministério das Relações Exteriores brasileiro no sentido de ampliar os acessos de nossa proteína. Neste contexto, o Brasil reforça a posição de apoio às nações para a segurança alimentar e para a oferta de alimentos”, ressalta Santin.De acordo com o diretor de mercados da ABPA, Luís Rua, as exportações brasileiras deverão ser direcionadas aos processadores mexicanos, evitando concorrência com a produção local de suínos.

“Vamos atuar em complementaridade à produção mexicana de suínos. Exatamente neste sentido, envidaremos esforços para ampliar a habilitação para plantas de novas áreas reconhecidas pela OMSA como livre de aftosa sem vacinação, como Rio Grande do Sul e Paraná, ampliando ao máximo a capacidade de fornecimento de produtos brasileiros à população do México”, completa do diretor da ABPA.

Fonte: ABPA

(Foto: Divulgação)