Laboratórios conquistam selo de qualidade do Inmetro

  

Laboratórios conquistam selo de qualidade do Inmetro

 

Os laboratórios do Instituto de Pesquisas Veterinárias Desidério Finamor (IPVDF) receberam o Certificado de Acreditação do Inmetro. Isso significa que a instituição poderá continuar credenciada ao Ministério da Agricultura para a realização de mais de 15 exames como doença de New Castle, peste suína clássica, raiva, brucelose e leptospirose. “A acreditação de laboratórios oficiais é fundamental para manter a credibilidade da defesa sanitária do Rio Grande do Sul”, explica o presidente do Fundesa, Rogério Kerber.

 

Conforme o diretor do IPVDF, Rogério Rodrigues, para obter a certificação, os laboratórios precisavam estar dentro dos critérios do ISO 17025, que trata sobre gestão de qualidade. O Fundesa investiu mais de R$ 200 mil na aquisição e calibração de equipamentos e contratação de consultoria para o cumprimento das exigências. “A acreditação serve, entre outras finalidades, para permitir que o resultado de um exame realizado aqui tenha exatamente o mesmo resultado do trabalho realizado em outro laboratório de mesmo nível em outros estados. É a garantia de que todos os ensaios possuem qualidade”, explica Rodrigues.

 

O IPVDF realiza por ano em média 45 mil exames. Em maio de 2017 o Inmetro realizará uma reavaliação de todos os critérios.

 



Thais D'Avila
(51) 9322- 7144
@thaisdavila

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem