Nova resolução agiliza procedimentos em agroindústria

 

 Nova resolução agiliza procedimentos em agroindústrias

 

 

A Resolução 001/2015, publicada no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira, traz novidades sobre a forma de adequar agroindústrias que registrarem irregularidades. Até agora, caso os fiscais agropecuários encontrassem alguma não-conformidade, precisavam notificar a empresa e enviar o auto para o nível central da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação em Porto Alegre para a realização de uma auditoria.

 

Conforme o diretor substituto da Divisão de Inspeção de Produtos de Origem Animal, Vilar Gewehr, o processo poderia demorar meses, em função da disponibilidade de pessoal para a atividade, trancando a linha de produção da empresa. Agora, explica, “o próprio médico veterinário do serviço oficial local pode paralisar a fabricação, avaliar o plano de ação da agroindústria para a solução do problema e liberar o processo produtivo, em poucos dias”.

 

Para o presidente do Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal do RS (Fundesa), Rogério Kerber, a Resolução 001 vem em boa hora pois “descentraliza as decisões e torna as soluções mais rápidas, contribuindo para a qualidade dos produtos e agilidade da retomada de produção das empresas, que em geral são de menor porte, reduzindo perdas econômicas”. A legislação anterior, de 1999, penalizava especialmente as fábricas de embutidos e leite, pois nessas são analisadas diversos parâmetros microbiológicos como Salmonella, Coliformes e Estafilococos. “Agora tudo se resolve no ambiente local, permitindo que as empresas possam retomar as atividades mais rapidamente”, avalia Kerber.

Veja a íntegra da resolução no link:   http://thaisdavila.com.br/wp-content/uploads/2015/11/DOE-RES001.pdf

--

Thais D'Avila
(51) 9322- 7144
@thaisdavila

>> Mais notícias

24/08/2017

Comissão aprova proj. de Katia Abreu que suspende cobrança do Funrural

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem