ABPA entrega ao Mapa documento sobre inspeção e abate de suíno

 ABPA entrega ao Mapa documento sobre inspeção e abate de suínos

 

A Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) entregou esta semana para o Ministério da Agricultura um documento com sugestões de alteração para a Portaria 914, que trata sobre o regulamento técnico para inspeção industrial e sanitária em estabelecimentos de carnes e derivados de suínos. A portaria, que está em consulta pública até o dia 15 de novembro, foi discutida durante a Avisulat 2014 pela Associação e representantes técnicos de todas as indústrias de abate e industrialização de carne suína com inspeção federal.

 

Posteriormente ao trabalho realizado na feira, quando os artigos foram analisados um a um, uma comissão da ABPA finalizou o texto e enviou ao Mapa. Os principais pontos para alteração, sugeridos pelo documento, dizem respeito à melhorar a compreensão do texto para evitar divergência de entendimentos. “Se o texto original vigorasse traria muitos impactos para a indústria. Existem interpretações diversificadas em alguns artigos que não permitem saber exatamente qual o objetivo. Procuramos dar um foco”, explica o vice-presidente da Divisão de Suínos da ABPA, Rui Vargas.

 

Outra questão apontada no documento encaminhado ao MAPA é relativa aos prazos de implantação. “Algumas alterações precisam ser implantadas gradativamente, para evitar impactos negativos na fase de transição. São aspectos que só vêm a somar em tudo o que pretendemos em termos de regramentos e normas de qualidade para a produção da carne suína”, finaliza.

 

Conforme o diretor do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS, Rogério Kerber, a portaria 914 “atualiza a portaria 711 de 1995, que está com seus regramentos defasados”. 

 

Assessoria de Imprensa - Sips - Avisulat 2014

Thais D'Avila

>> Mais notícias

24/08/2017

Comissão aprova proj. de Katia Abreu que suspende cobrança do Funrural

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem