Sucessão às claras

 Sucessão às claras

 

A dificuldade para a sucessão das propriedades rurais tem sido uma queixa de vários produtores. Nos negócios rurais, as empresas familiares representam 96% do total. No setor de suínos não é diferente. Por isso, este foi um dos temas escolhidos para a programação do dia dos produtores de suínos na Avisulat 2014.

 

O consultor Flávio Cazarolli apresentou a palestra Sucessão e Profissionalização na Propriedade Rural com o objetivo de provocar uma reflexão sobre a sustentabilidade dos negócios. “Se você não planejar a sucessão na sua propriedade, o governo já planejou”, explica Cazarolli, referindo-se às regras presentes no Código Civil.

 

O palestrante explicou aos produtores a diferença entre herdeiro e sucessor. “O herdeiro existe naturalmente, o sucessor precisa ser formado ao longo dos anos”, explica. “O problema é que as pessoas não se sentem à vontade em falar sobre morte, por isso temos três psicólogos trabalhando em nossa equipe”.

 

A informalidade nas relações de trabalho é um dos problemas enfrentados por quem quer fazer a sucessão. Cazarolli explica que é preciso deixar tudo às claras, definir remunerações, cargos e organogramas na propriedade rural, como se faz em qualquer empresa.

 

Seguro de vida ainda é tabu no meio rural

 

Na sequência, o consultor e professor de Ciências Atuariais da Ufrgs, Sérgio Rangel, apresentou a palestra O seguro de vida como agente de estabilização econômica e continuidade do patrimônio. Segundo ele é preciso planejamento para a vida e para garantir o conforto da família em caso de algum problema como morte ou invalidez. “As pessoas planejam festas, férias, mas não planejam a vida a longo prazo”, lamenta Rangel.

 

O palestrante explica que  existem muitos tabus para falar sobe morte, sucessão, seguro de vida. “Tem gente que acha que se falar sobre morte, estará chamando algo ruim. Ruim é deixar a família sem condições em caso de doença ou morte.” 

--


Thais D'Avila/ Assessora Imprensa SIPS/Avisulat/2014 05/11/2014

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem