As armadilhas do Cadastro Ambiental Rural

 As armadilhas do Cadastro Ambiental Rural

 

O Cadastro Ambiental Rural (CAR) é uma exigência que veio junto com o Código Florestal Brasileiro e que será obrigatório a todos os produtores rurais a partir de maio de 2016. Como existem muitas possibilidades de interpretação das normas, é preciso que o cadastro seja preenchido corretamente e, principalmente, que os técnicos que irão fazer a fiscalização possam compreender as particularidades de cada propriedade.

 

O assunto foi tema de palestra promovida pelo Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Rio Grande do Sul e pela Associação Gaúcha de Avicultura, e contou com a presença de técnicos de indústrias, cooperativas, universidades e também da indústria de aves. O consultor ambiental da Fetag, Alexandre Scheifler, afirmou que o Senar-RS está realizando a capacitação de técnicos de diversas entidades para que as perguntas do CAR sejam respondidas corretamente, evitando problemas e injustiças contra os produtores.

 

“Nosso código, na verdade, é ambiental, pois é bastante completo e não se refere apenas às áreas de floresta e é uma legislação bastante técnica, precisa ser lida com muita atenção”, alerta Schefler.  O consultor afirma ainda que são três premissas básicas que norteiam todo o código: o bem-estar das populações, a não contaminação e erosão do solo e a não contaminação hídrica.

 

Ele deu alguns exemplos sobre os problemas e confusões que podem ser causados pela má-interpretação da legislação. “Um corpo hídrico ao lado de uma estrada é natural ou artificial? É artificial, pois trata-se apenas de um acúmulo de água provocado pela elevação da via construída”, exemplifica.

 

O diretor do Sips-RS, Rogério Kerber, afirma que as indústrias associadas irão apoiar a capacitação de seus integrados de forma a realizar o correto preenchimento e entrega do CAR. Atualmente, conforme Schefler, o Rio Grande do Sul possui apenas quinhentos cadastros realizados. 

 

Assessoria de Imprensa Sips

Thais D'Avila

>> Mais notícias

24/08/2017

Comissão aprova proj. de Katia Abreu que suspende cobrança do Funrural

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem