Biogás pode suprir demanda em SC

 

Biogás pode suprir demanda em SC

Se investir em usinas de biogás utilizando dejetos de suínos, de aves e de aterros sanitários, o Estado poderá gerar mais de 3 milhões de metros cúbicos de biogás...

 

Terça-feira, 16 de Setembro de 2014 às 08h46

 
Biogás pode suprir demanda em SC


Atualmente, Santa Catarina utiliza 2 milhões de metros cúbicos de gás natural da Bolívia. Se investir em usinas de biogás utilizando dejetos de suínos, de aves e de aterros sanitários, o Estado poderá gerar mais de 3 milhões de metros cúbicos de biogás, o que supriria toda sua demanda de gás natural e geraria excedente, proporcionando mais renda e qualidade de vida no interior.

Tanto a SCGás, distribuidora de gás natural, quanto as agroindústrias estão mais animadas com nova tecnologia alemã adotada em planta-piloto inaugurada na última semana em Pomerode: além de evitar a poluição ambiental, ela gera biogás e um fertilizante. Segundo Antônio Rogério Machado, engenheiro de tecnologia da SCGás, a Alemanha conta com 8 mil unidades de produção de biogás. Lá, agropecuaristas, além de terem plantas que geram energia e gás para suas propriedades, contam com excedente de gás combustível que vendem em postos próprios para clientes das regiões onde vivem.

Em SC, por enquanto há falta de projetos e de investidores, mas isso pode mudar com o avanço tecnológico. Conforme Machado, o estudo sobre o potencial do Estado foi feito pela UFSC em 2008, quando SC tinha 6 milhões de cabeças de suínos. Como hoje são cerca de 10 milhões, a geração pode ser bem maior.

Fonte: ClickRBS

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem