França suspende importação de suínos vivos da América do Norte e Japão

 02/05/2014 às 19h18

 

França suspende importação de suínos vivos da

 

América do Norte e Japão

Por Carine Ferreira, com Dow Jones Newswires | Valor

SÃO PAULO  -  A França suspendeu as importações de suínos vivos dos Estados Unidos, Canadá, México e Japão para tentar prevenir a entrada do vírus da diarreia suína epidêmica  no país, disse hoje o ministério da agricultura da França. 

A proibição também se estende a todos os produtos que contenham carne suína para alimentação animal. A França é o primeiro país europeu a adotar essa medida.  

As importações de suínos  processados destinados à alimentação humana continuarão, pois o vírus não é transmitido para as pessoas e “não apresenta problemas para a saúde”, afirmou o ministério. 

No mês passado, o ministro da Agricultura do Brasil, Neri Geller, afirmou que não cogitava proibir naquele momento as importações de suínos  vivos e plasma suíno dos Estados Unidos, que vêm sofrendo com um surto da diarreia  suína epidêmica (PED, na sigla em inglês). 

Além de ter afetado 60% do rebanho reprodutor dos EUA, a doença já atinge outros países, como México, Canadá, Colômbia e Peru.

Conforme o ministro Geller, todas as importações de suíno vivo para reprodução e plasma suíno oriundas de países que já tenham notificado o vírus da PED terão sua documentação burocrática de liberação concentrada em Brasília. 



© 2000 – 2014. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:

http://www.valor.com.br/agro/3534956/franca-suspende-importacao-de-suinos-vivos-da-america-do-norte-e-japao#ixzz30qlsokgy

 

>> Mais notícias

24/08/2017

Comissão aprova proj. de Katia Abreu que suspende cobrança do Funrural

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem