Produtores de frangos e suínos se unem para conquistar mercados

 

Gisele Loeblein: Produtores de frangos e suínos se unem para conquistar mercados

Entidades que representam os dois setores definem fusão em única associação nesta segunda

A concretização da proposta ainda depende de assembleias que devem ser realizadas na manhã de desta segunda-feira, mas o projeto para criar uma grande entidade representativa que una a indústria de frango e a de suíno está consolidado. Na verdade, vem sendo costurado há cerca de um ano e meio e partiu de vontade expressa pelos associados dos dois segmentos.

Ao transformar a União Brasileira de Avicultura (Ubabef) e a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs) em uma coisa só, a Associação Brasileira de Proteína Animal, o grande objetivo é ganhar força, dentro e fora do país. Juntas, as indústrias de aves e suínos exportam US$ 10 bilhões, cerca de 10% do total embarcado pelo agronegócio brasileiro.

Também geram 4 milhões de empregos diretos e indiretos. A entidade deve congregar 134 associados. E inclui marcas de peso como BRF, JBS e Tyson.

— Isso dá força maior de representação, em termos de busca pela sanidade e de apoio para a abertura de novos mercados — explica o presidente da Ubabef, Francisco Turra, que vem acompanhando de perto o processo de criação.

Há pouco menos de um mês, as duas entidades estiveram juntas, com uma primeira experiência, em feira no Japão. O país é um mercado exigente, aberto no ano passado para produtos suínos e há 30 anos para as aves.

Nesta segunda-feira, separadamente, Ubabef e Abipecs realizam assembleias distintas para definir se aprovam a ideia — já aceita pelos conselhos das duas instituições. Feito isso, às 12h30min está prevista outra votação, dessa vez para aprovar estatuto e ainda eleger a diretoria da nova associação.

— Se conquistarmos juntos novos mercados, o preço fica bom para o produtor — avalia Turra, sobre o impacto da nova entidade.

ZERO HORA

 

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem