Ministro comemora habilitação de uma planta de carne suína

 

Ministro comemora habilitação de uma planta de carne suína

governo chinês autorizou oficialmente os embarques de cinco unidades brasileiras de carne de frango e de uma de carne suína

Quarta-feira, 12 de Março de 2014 às 09h28

 
Ministro comemora habilitação de uma planta de carne suína

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade, que esteve duas vezes no ano passado na China, comemorou a conquista alcançada em parceria com a iniciativa privada. Segundo ele, o governo federal atuou ativamente para que fosse possível mais essa abertura de mercado para a carne brasileira.

O governo chinês autorizou oficialmente os embarques de cinco unidades brasileiras de carne de frango e de uma de carne suína. As informações foram publicadas no site da Administração Geral de Inspeção e Quarentena (AQSIQ) da China nesta segunda-feira, 10 de março.

Os estabelecimentos de carne de aves foram os SIFs 1194 (Seara, em Amparo – SP), 2172 (Seara, em Forquilinha – SC), 3409 (Frango Belo, em Itaquiraí – MS), 490 (Seara, em Seara – SC) e 87 (BRF, em Videira – SC). Já a planta de suínos é a de SIF 2146 (Alibem, em Santa Rosa – RS).

“Em novembro do ano passado, estive reunido com o ministro da AQSIQ, Zhu Shuping, quando solicitei a habilitação de estabelecimentos brasileiros de carne de aves e suínos auditados em março de 2012. Espero que com essa aprovação também haja uma alta nos embarques ao país asiático”, explicou, acrescentando que Shuping havia informado que daria prioridade ao tema e que este seria resolvido o quanto antes.

Em relação à carne de frango, segundo a União Brasileira de Avicultura (Ubabef), a previsão é de crescimento de 2% a 2,5% no volume embarcado em 2014 em relação ao ano passado. Os chineses estão entre os dez maiores importadores de carne de frango do Brasil. Em 2013, foram embarcados para aquele mercado 190,3 mil toneladas ou US$ 440,7 milhões.

Já as exportações de suínos para aquele mercado somaram 1,28 mil toneladas no ano passado, totalizando US$ 3,4 milhões.

Fonte: Assessoria de Imprensa MAPA

Fonte: PORKWORLD - o mega portal da Suinocultura Brasileira

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem