Em desenvolvimento vegetativo, lavouras gaúchas de soja devem bater no

 

Em desenvolvimento vegetativo, lavouras gaúchas de soja devem bater novo recorde

09 de janeiro de 20140
soja2

Lavoura em Santo Augusto, no Noroeste gaúcho (Foto: Claudio Luiz Lemainski)

Em desenvolvimento vegetativo e início da fase reprodutiva, as lavouras gaúchas de soja se preparam para bater novo recorde neste ano.  Se as boas condições atuais forem confirmadas, o Rio Grande do Sul alcançará mais de 13,2 milhões de toneladas.

Conforme o quarto levantamento de safra, divulgado nesta quinta-feira pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o resultado é 5,4% superior ao volume colhido na safra passada. A estimativa da produção total de grãos no Estado também é inédita: 30,86 milhões de toneladas, um aumento de 9,2%.

Com as chuvas ocorridas na virada do ano, as lavouras retomaram o seu crescimento. Conforme Informativo Conjuntural da Emater, divulgado nesta quinta-feira, a estiagem ocorrida em fins de dezembro não ocasionou perdas significativas na cultura, apenas atrasou o desenvolvimento vegetativo das plantas e o retorno das chuvas trouxe tranquilidade para os sojicultores.

soja1

Lavoura em Santo Augusto, no Noroeste gaúcho (Foto: Claudio Luiz Lemainski)

No país, as projeções para a soja são ainda mais otimistas. Com crescimento estimado em 10,8%, em relação ao ciclo anterior, o volume a ser colhido deverá chegar a 90,3 milhões de toneladas. A previsão para a safra total de grãos brasileira é de 196,7 milhões de toneladas, podendo chegar a R$ 200 milhões, conforme o ministro da Agricultura, Antônio Andrade.

_ Há um aumento de produtividade da soja. Assim que terminar a colheita desse grão, haverá um aumento maior do que a estimativa divulgada. Podemos, assim, chegar aos 200 milhões de toneladas _ disse.

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem