Agora sim: voltamos ao mercado russo

  

Agora sim: voltamos ao mercado russo

 

Antes mesmo da nova visita dos russos ao Estado, chegou a boa notícia. Depois de mais de dois anos sem poder exportar carne suína, os gaúchos finalmente receberam o sinal verde para retomar o mercado. Por enquanto, a habilitação foi concedida a um frigorífico do Estado. É a unidade de Santo Ângelo da Alibem, a mesma a receber na próxima terça-feira uma missão da Rússia.
 
– Para o Rio Grande do Sul, é uma notícia grandiosa.Vira a página com relação a essa restrição iniciada em junho de 2011. Outros frigoríficos ficam aptos a conseguir a mesma coisa – comemora Rogério Kerber, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado.
 
No final do ano passado, o Ministério da Agricultura chegou a confirmar o fim do embargo – imposto também a Paraná e Mato Grosso. Na prática, porém, as empresas gaúchas seguiam sem conseguir vender seu produto.
 
A relevância da retomada está no peso do comprador. Mesmo com as restrições, a Rússia segue como um dos principais destinos do produto brasileiro, em volume e receita, segundo a Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs). O Estado chegou a exportar 11,5 mil toneladas por mês de carne suína aos russos.
 
– Finalmente estamos conseguindo ampliar o número de frigoríficos suínos habilitados. Agora já são cinco no país. Ficamos com boas perspectivas para 2014 – afirma Rui Saldanha Vargas, presidente da Abipecs.
 
Além do Alibem, o frigorífico Pamplona, de Santa Catarina, também recebeu autorização para realizar embarques na última sexta-feira. Ontem, uma unidade de bovinos de Mato Grosso do Sul obteve liberação. Com isso, segundo o Ministério da Agricultura, sobe para seis o número de unidades credenciadas pelos russos só no mês de novembro.
 
Fonte: Zero Hora

>> Mais notícias

24/08/2017

Comissão aprova proj. de Katia Abreu que suspende cobrança do Funrural

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem