A Ind. gaúcha de aves e suínos quer milho

 

 

 

Opinião31/10/2013 | 22h13

Gisele Loeblein: a indústria gaúcha de aves e suínos quer milho

Demanda é superior à colheita no Rio Grande do Sul e custo de produção sobe até 20% em seis meses, mas repasse integral ao consumidor é considerado inviável

Fundamental para a produção de aves e suínos, o milho tem sido, reiteradamente, um problema para a indústria gaúcha. Nossa demanda é superior à colheita no Estado, o que nos força a buscar o produto em outros pontos do país. No ano passado, a quebra da produção causada pela seca agravou ainda mais a situação, causando uma grave crise.

Neste ano, a safra foi boa, mas ainda assim serão necessárias entre 1 milhão e 1,5 milhão de toneladas de outros Estados para atender a necessidade. O problema é que essa equação traz um custo adicional, sobretudo com o valor a ser pago pelo frete. Para trazer milho de Mato Grosso, paga-se de R$ 16 a R$ 18 pelo transporte – mais do que o valor da própria saca comprada por lá.

Segundo a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), a alta no custo de produção de aves nos últimos seis meses aqui no Estado fica entre 15% e 20%. Conforme José Eduardo dos Santos, diretor-executivo da entidade, com esse impacto, não há como não repassar a diferença para o consumidor.

Preocupados com esse cenário, Asgav, Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado, Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do Estado (Sips) e Associação Sul Brasileira da Indústria de Produtos Suínos estão solicitando ao secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, que o Rio Grande do Sul seja incluído nos leilões de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor (Pepro) – até agora isso ocorreu em apenas uma oportunidade, quando foram ofertadas 550 mil toneladas. A iniciativa ajuda a viabilizar a chegada do produto.

– Estamos avançando para um período em que a oferta do suprimento fica mais ajustada – alerta Rogério Kerber, diretor-executivo do Sips.

Fonte: Zero Hora - Campo e Lavoura - 04/11/2013

 

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem