Projeto Leitão Ideal leva a gestão pela qualidade ao campo

 

Projeto Leitão Ideal leva a gestão pela qualidade ao campo

O Projeto Leitão Ideal conseguiu melhorar a gestão e os índices de produtividade de centenas de produtores ligados à Aurora, a maior cooperativa do país no ramo da industrialização de carne suína...

Quinta-feira, 31 de Outubro de 2013 às 09h05

 

O Projeto Leitão Ideal conseguiu melhorar a gestão e os índices de produtividade de centenas de produtores ligados à Aurora, a maior cooperativa do país no ramo da industrialização de carne suína. O projeto, desenvolvido em parceria pela Embrapa Suínos e Aves e Cooperativa Central Aurora, implantou nas propriedades a gestão baseada no controle de índices de produtividade e aplicação de padrões operacionais.

O principal resultado do projeto, que iniciou em 2011, foi ampliar em 18,2% a produtividade média de leitões dentro da Aurora. Em 2010, os produtores da cooperativa apresentavam média de 19,52 leitões terminados/porca/ano. No final de 2012, a média já era de 23,1 leitões terminados/porca/ano em 2012, bem próxima da produtividade de 24 leitões/porca/ano, indicada pela Embrapa Suínos e Aves como a meta para que a atividade apresente uma rentabilidade satisfatória. Em 2013, o Leitão Ideal deixou de ser um projeto para se transformar num programa permanente dentro da Aurora.

O trabalho está conseguindo fazer com que os produtores de leitões de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul se profissionalizem na gestão da granja e no cumprimento de boas práticas no manejo dos animais. O Dia de Campo na TV sobre Projeto Leitão Ideal: qualidade na produção de suínos foi produzido pela Embrapa Suínos e Aves (Concórdia/SC) e pela Embrapa Informação Tecnológica (Brasília/DF), unidades da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Serviço: Este programa vai ao ar na sexta-feira, 1º de novembro, pelo Canal Rural (Net/Sky), a partir das 9h.

No domingo, 3 de novembro, às 7h, pela NBR (TV do Governo Federal, captada por cabo ou por parabólica), com reprise às 17h.

Saiba mais sobre o Dia de Campo na TV: http://www.embrapa.br/diacampo

Fonte:Embrapa Suínos e Aves

Fonte:PORKWORD - o mega portal da Suinocultura Brasileira

 

>> Mais notícias

25/05/2017

Simpósio do Leite abordará Biosseguridade

10/05/2017

Biosseguridade e bem-estar na produção suína

03/03/2017

Audiência pública proposta por Weber discutirá decreto para suinocultu

16/12/2016

CP: Kerber vai para 7º mandato

16/12/2016

O Sul: Rogério Kerber é reeleito presidente do Fundesa

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem