Resposta russa em até 30 dias

 

Comitiva vistoria condições de frigoríficos no RS para decidir sobre reabertura de mercado

 

Ministério da Agricultura e indústria projetam que, em até um mês, será possível ter a resposta da Rússia sobre a possibilidade de fim do embargo que há pouco mais de um ano suspendeu as exportações de carne de Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso. Técnicos russos iniciaram ontem no Estado a missão para avaliar os frigoríficos.

A primeira unidade visitada foi da Brasil Foods em Lajeado. Meticulosos, os veterinários analisaram documentação, condições de abate e sistema de destinação de resíduos.

– Eles não vieram até aqui para manter o Estado embargado – avalia o superintendente do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Francisco Signor, que acompanha o roteiro dos russos pelo Interior.

Embora as vistorias ocorram também em unidades de abate de frangos e bovinos, é a indústria de suínos que aguarda com maior ansiedade o fim do embargo. O segmento espera que a reabertura do mercado russo, até o ano passado o principal destino das exportações, ajude a aliviar a crise na atividade. A retomada dos embarques, diz o diretor executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Estado, Rogério Kerber, pode enxugar o excesso de oferta no mercado interno e permitir o reajuste nos preços da carne. O segmento é pressionado pela disparada da cotação de insumos como soja e milho.

Para Kerber, a seca nos Estados Unidos, com perspectiva de quebra na produção de grãos, pode influenciar a Rússia a suspender o embargo.

– Os EUA também são grandes fornecedores de carne suína para os russos – observa o dirigente.

 

 

CAIO CIGANA
O roteiro
- Hoje: Frigorífico Alibem, abate de suínos (Santa Rosa), e Frigorífico Frinal, abate de aves (Garibaldi)
- Amanhã: Frigorífico Alibem, abate de suínos (Santo Ângelo), e Laboratório do Ministério da Agricultura (Porto Alegre)

 

 

Fonte: Jornal Zero Hora

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem