Argentina libera as carnes suínas

Empresas ressaltam que falta ainda dar início às emissões de autorização de importação

Foi comunicada ontem a reabertura do mercado argentino para a carne suína brasileira. Empresas informaram, porém, que a decisão ainda não teve efeito prático, já que nenhuma autorização de importação foi emitida.

No país vizinho, quem anunciou a decisão foi o secretário de Comércio Interior, Guillermo Moreno. No Brasil, coube ao ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho.

– Desta vez é para valer, Isso é bom para a indústria, bom para o produtor e bota um ponto final – disse Mendes Ribeiro.

Há três meses, a venda para o país vizinho vinha sofrendo restrições. Nesse período, o Brasil deixou de exportar mais de 10 mil toneladas do produto. Em troca, o governo brasileiro vai acelerar a liberação da entrada de uva passa argentina.

– O acordo de liberação está vigente e, dentro de algumas horas, seja concretizada a liberação – afirmou o presidente da Câmara da Indústria de Frios e Embutidos da Argentina, Martín Gyldenfeldt.

O diretor executivo do Sindicato da Indústria de Produtos Suínos do Estado (Sips), Rogério Kerber, disse esperar que acabe de fato o “contingenciamento” no país vizinho.

– Essa situação nos deixava indignados, porque a carne suína é talvez o único produto agropecuário brasileiro que estava entrando na Argentina – comentou o diretor.

Segundo Kerber, o Brasil vinha exportando no ano passado uma média mensal de 3,6 mil toneladas de carne suína para a Argentina, metade oriunda do Estado. A partir de fevereiro, o volume diminuiu para 500 toneladas ao mês. O governo brasileiro também anunciou ontem a habilitação de um frigorífico de Uberlândia (MG) para exportar para a China, somando-se a duas unidades catarinenses e uma de Goiás. Segundo Kerber, há expectativa de que três indústria gaúchas ganhem o mesmo direito nos próximos dias.

 

Fonte: Zero Hora

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem