Embargo russo à carne estaria perto do fim

LIBERAÇÃO ESPERADA

 

Mendes Ribeiro se reuniu com colega da Rússia para discutir restrições

 

Depois de se reunir com a ministra russa da Agricultura, Yelena Skrynnik, o ministro Mendes Ribeiro Filho afirmou ontem que o embargo da Rússia à carne brasileira “está chegando ao fim”. Imposta em junho do ano passado, a restrição atrapalha negócios de produtores do Rio Grande do Sul.

Na segunda-feira, está marcada uma reunião em Buenos Aires entre técnicos brasileiros e russos para aprofundar a avaliação dos frigoríficos brasileiros. Mendes Ribeiro disse que alguns empecilhos podem ser superados no encontro da próxima semana e resultar na retirada do embargo “de alguns Estados ou alguns frigoríficos”. O ministro explicou que a reunião será realizada em Buenos Aires porque o chefe do serviço sanitário russo, Sergey Dankvert, tinha visitas programadas para Argentina e Chile. Mendes Ribeiro afirmou que as reuniões fazem parte de um processo e que a relação entre os dois países vem se fortalecendo.

– A Rússia contesta algumas questões que gradativamente estão sendo vencidas a cada encontro. Ninguém pode dizer que o ministério pecou por omissão – sustentou.

Segundo o ministro, o governo russo argumentou que a relação entre os dois países passa por uma questão importante, que é a venda de trigo. Segundo o relato de Mendes Ribeiro, a ministra ponderou sobre a importância do mercado brasileiro para o trigo russo. Mendes Ribeiro pretende colocar o assunto em discussão na próxima reunião do Mercosul, prevista para 16 e 17 de abril, pois a questão afeta a Argentina, que é o principal fornecedor de trigo para o Brasil.

No ano passado, o embargo russo fez com que o Rio Grande do Sul perdesse o primeiro lugar entre os exportadores de carne suína do Brasil. Alguns produtores conseguiram compensar as perdas vendendo para outros mercados.

 

Multimídia

 

Fonte: Zero Hora

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem