Trigo é opção para alimentar animais no Rio Grande do Sul

 

Principal custo na produção de aves e suínos, o milho sofreu quebra devido à seca e preços do grão dispararam

A quebra drástica da safra de milho do Rio Grande do Sul está levando o setor de aves e suínos a buscar o trigo como alternativa para alimentar os animais. Responsável por grande parte do custo da indústria, o milho sofreu uma disparada de preços nas últimas semanas pela perspectiva de escassez no Estado.

Em encontro nessa quinta, dia 12, com o secretário Estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o setor apresentou reivindicações, também encaminhadas ao governo federal. Na lista de pedidos, está a realização de leilões oficiais de trigo para a aquisição do produto por indústrias de aves e suínos. Ao contrário das lavouras de verão, castigadas pela seca, o trigo, cultivado no inverno, alcançou uma safra recorde de 2,7 milhões de toneladas em 2011 no Estado.

Outro pedido endereçado a Brasília é a recompra de contratos de exportação de milho, como forma de evitar um desabastecimento interno ainda maior, além da criação de um programa de irrigação capaz de evitar que o problema se repita em outros anos. O diretor-executivo do Sindicato das Indústrias Produtos Suínos do Estado (Sips), Rogério Kerber, entende que haverá a necessidade de deslocar para o Estado pelo menos 2,5 milhões de toneladas de milho produzido em outras regiões do país. A complementação do trigo seria na ordem de 500 mil toneladas.

– Há disponibilidade de trigo no Estado, é uma alternativa para recompor a necessidades de insumos – diz o diretor-executivo do sindicato.

 

Fonte: RuralBR

>> Mais notícias

10/04/2019

Frente em Defesa do Milho tem adesão de 27 deputados

09/04/2019

Deputados querem criar Frente em Defesa da Cultura do Milho

08/11/2018

Presidente Fundesa fala sobre desafios sanidade animal

04/09/2018

Surto de Peste Suína Africana na Ásia exige atenção em biosseguridade

29/08/2018

Presidente do Fundesa recebe Medalha Assis Brasil

Ver todas as notícias

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem