>> Artigos

Carta aberta do Setor Agroindustrial

 

 

 22/03/2017

Carta aberta do Setor Agroindustrial

 

Carta aberta do Setor Agroindustrial

O setor de proteína animal do Rio Grande do Sul, produtor de aves, suínos e bovinos, apoia as ações da Operação Carne Fraca e repudia as pessoas que agiram de forma irresponsável, manchando a boa imagem do agronegócio brasileiro. As irregularidades reveladas pela operação são exceções e como tais devem ser tratadas. Ainda que nenhum dos casos tenha sido registrado no Rio Grande do Sul, o setor sente-se na obrigação de falar à população e ao mercado, destacando o incansável trabalho realizado na busca da conformidade e excelência dos produtos.

As próprias agroindústrias são as maiores interessadas em manter a credibilidade de suas marcas, com base em critérios rígidos de qualidade e sanidade. Para isso, além da inspeção oficial permanente em suas plantas, trabalham com atualizações e certificações que atendem os mercados mais exigentes.

O Rio Grande do Sul exporta carne suína, bovina e de aves para em torno de 150 países e contou, em 2016, com auditorias do Ministério da Agricultura e visitas técnicas de governos e empresas internacionais.  O setor de proteína do estado produziu em 2016 mais de 2,8 bilhões de quilos de carnes - dos quais foram exportados mais de um bilhão de quilos. Este volume gerou divisas de U$ 1,8 bilhão de dólares.

O rigoroso sistema de inspeção brasileiro foi o que garantiu o acesso da indústria nacional a todos esses mercados. A seriedade centenária da instituição não pode ser manchada pelo crime cometido por pessoas que devem ser punidas de forma exemplar, bem como as plantas que estão recebendo medidas restritivas por parte das autoridades sanitárias brasileiras.

Por fim, o setor reafirma o compromisso com a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal. O consumo de carnes inspecionadas e oriundas de fábricas legais continua sendo o mais seguro e contribui para o crescimento da economia e a saúde da população.

 



-- 


 
 

 


--


 

>> Mais artigos

24/08/2017

Cepea: recuperação da Agroindústria deve favorecer resultados em 2017

25/05/2017

09/06/2017 - EVENTO: BIOSSEGURIDADE E BEM-ESTAR NA PRODUÇÃO SUÍNA

17/04/2017

Saldo do Fundesa supera R$70 milhões

04/04/2017

Case gaúcho de sanidade animal apresentado em evento continental

25/11/2016

AISULAT 2016 encerra com expectativa de negócios de U$22 milhões

Ver todas os artigos

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem