>> Artigos

A importância do planejamento e da administração na suinocultura

A importância do planejamento e da administração na suinocultura

Print Friendly Version of this pageImprimir Get a PDF version of this webpagePDF

1
 

No Brasil a suinocultura é uma atividade bem consolidada possuindo um rebanho estimado em 2,4 milhões de matrizes e é atualmente o quarto maior produtor e exportador de carne suína do mundo, com uma cadeia produtiva que reúne mais de 50 mil produtores.

Nos últimos anos o Brasil tem conseguido acesso a mercados importantes como EUA e China e observado uma forte expansão no mercado interno, o que faz acreditar em um futuro ainda mais promissor para a atividade.

A implantação técnico/tecnológica tem permitido um aumento significativo na produtividade. Entre 2004 e 2009 o rebanho suíno (matrizes) cresceu cerca de 4% e a produção de carne 22%.

Para garantir o sucesso da cadeia produtiva de suínos como um negócio rentável, a atividade precisa ser encarada como uma empresa rural, que deve ter um bom planejamento e gestão de suas atividades técnicas e econômicas, conhecendo os principais fatores internos e externos, garantindo assim que os recursos produtivos, como insumos, mão de obra, equipamentos, entre outros, sejam adequadamente empregados.

No atual contexto econômico, todo empreendimento seja ele rural ou industrial para obter sucesso precisa ser submetido a uma administração eficiente, e é nesse aspecto que nota-se a necessidade do produtor rural adquirir uma nova visão frente à gestão de seus negócios.

Para um bom desenvolvimento da atividade suinícola, o produtor deve conhecer as condições de mercado e os recursos disponíveis. Após o início da atividade deve-se controlar a ação e por último, avaliar os resultados alcançados e compará-los com os previstos inicialmente. Portanto, o produtor precisa saber como está a rentabilidade de sua atividade, quais são os resultados obtidos, como melhorar as receitas e reduzir as despesas e para isso a contabilidade rural está apta a desempenhar seu papel de forma responsável, propiciando informações úteis e precisas.

A suinocultura por ser uma atividade que convive constantemente com crises deve ser conduzida buscando sempre o emprego de tecnologias que possibilitem obter ganhos de produtividade, melhor conversão alimentar, e por consequência, menor custo de produção e melhores resultados econômicos.

O planejamento é um processo dinâmico que no meio rural objetiva a racionalização da produção agropecuária. Na suinocultura o planejamento tem se voltado mais à parte técnica da atividade.

Um fator primordial para quem quer ter sucesso na atividade, sejam produtores, gerentes, profissionais, estudantes e consultores técnicos da área, é buscar capacitação em um curso que ensine na teoria e na prática os principais conceitos sobre produtividade, custo de produção e eficiência econômica, para que sua empresa rural consiga crescer e se destacar em um ambiente cada vez mais competitivo e globalizado.

Fonte: CPT Cursos Presenciais

Adaptação: Portal Suínos e Aves

Fonte: Portal Suínos e Aves

>> Mais artigos

24/08/2017

Cepea: recuperação da Agroindústria deve favorecer resultados em 2017

25/05/2017

09/06/2017 - EVENTO: BIOSSEGURIDADE E BEM-ESTAR NA PRODUÇÃO SUÍNA

17/04/2017

Saldo do Fundesa supera R$70 milhões

04/04/2017

Case gaúcho de sanidade animal apresentado em evento continental

22/03/2017

Carta aberta do Setor Agroindustrial

Ver todas os artigos

<< Voltar

Nome

E-mail

Mensagem